Exercícios
Pega da Bola - Manipulação |
|
- Realização de exercícios de manipulação e manejo da bola que desenvolvam a coordenação e a adaptação ao objecto. |
|
O aluno atira a bola ao ar e executa a recepção da mesma através de uma pega correcta.
Material – Cada aluno com uma bola. Objectivo – Exercitação da pega da bola. Critério de Êxito – Executar correctamente a pega da bola. Variante – Igual ao anterior mas em corrida; igual mas antes de agarrar a bola senta ou realiza uma pirueta. |
|
Lançar alternadamente a bola de trás para a frente do corpo, em deslocamento.
Material – Cada aluno com uma bola. Objectivo – Exercitação da pega da bola. Variante – Lançar a bola alternadamente de trás para a frente e da frente para trás. |
|
Lançar a bola com as duas mãos por baixo das pernas e agarrá-la na frente do corpo sem mover os pés.
Material – Cada aluno com uma bola. Objectivo – Exercitação da pega da bola. |
|
Passe e Recepção |
|
Dois alunos a uma distância de cinco metros passam a bola entre si.
Material – Uma bola para cada dois alunos. Objectivo – Introdução à técnica do Passe e da Recepção. Critério de Êxito – Os alunos realizam o passe segundo o correcto padrão de execução. Variante – Igual ao anterior mas bater palmas logo após o passe. Variar a altura do Passe para exercitar os diferentes tipos de recepções.
|
|
Dois alunos a uma distância de 20 metros passam a bola entre si e após cada passe vão avançando de forma a encurtar a distância com o colega até uma distância de 2 metros. Voltando à posição inicial dando um passo atrás após cada passe (aumentando a distância).
Material – Uma bola para cada dois alunos. Objectivo – Exercitação e Consolidação do Passe e da Recepção. Critérios de Êxito – Os alunos realizam o passe segundo o correcto padrão de execução. Devem receber e passar a bola em movimento. |
|
Dois alunos de frente um para o outro passam a bola entre si realizando a regras dos 4 apoios.
Material – Uma bola para cada dois alunos. Objectivo – Exercitação e Consolidação do Passe e da Recepção. Critérios de Êxito – Os alunos realizam o passe segundo o correcto padrão de execução. Devem receber e passar a bola em movimento (“Atacar a Bola”). Variante – Realizar o passe em salto introduzindo e exercitando o Remate em Salto. Antes do Passe em salto utilizar um drible e realizar de novo os 4 apoios (aumentar a distância dos alunos). |
|
Dois alunos a uma distância de cinco metros passam a bola entre si em deslocamento.
Material – Uma bola para cada dois alunos. Objectivo – Exercitar o passe de ombro e passe picado em deslocamento. Critério de Êxito – Utilizar o braço direito e braço esquerdo, armar o cotovelo e dirigir a bola no sentido da corrida do colega.
|
|
Grupo de 3 alunos em linha, em que o aluno que está no meio executa passes sucessivos para os dois lados.
Material – Duas bolas para cada 3 alunos. Objectivo – Exercitar o passe em deslocamento. Critério de Êxito – Exercitar o passe em deslocamento, tendo em conta as componentes críticas do passe e respeitando a regra dos apoios.
|
Xo X oX |
Grupos de 2 alunos, organizados em colunas formando um losango, realizando um deslocamento de retorno para a mesma fila.
Material – Duas bolas para cada 8 alunos. Objectivo – Exercitar o passe em deslocamento. Critério de Êxito – Exercitar o passe em deslocamento, tendo em conta as componentes críticas do passe e respeitar as componentes dos deslocamentos. Variante – Posteriormente com um ou dois defensores, perturbando o passe; utilizando mais que uma bola. |
|
Grupos de 2 alunos, organizados em colunas formando um losango, realizando um deslocamento para a fila do lado direito.
Material – Duas bolas para cada 8 alunos. Objectivo – Exercitar o passe em deslocamento. Critério de Êxito – Exercitar o passe em deslocamento, tendo em conta as componentes críticas do passe e respeitar as componentes dos deslocamentos. Variante – Posteriormente com um ou dois defensores, perturbando o passe; utilizando mais que uma bola.
|
|
Grupos de 2 alunos, organizados em colunas formando um losango, realizando um deslocamento para a fila que está em frente.
Material – Duas bolas para cada 8 alunos. Objectivo – Exercitar o passe em deslocamento. Critério de Êxito – Exercitar o passe em deslocamento, tendo em conta as componentes críticas do passe e respeitar as componentes dos deslocamentos. Variante – Posteriormente com um ou dois defensores, perturbando o passe; utilizando mais que uma bola. |
|
|
|
Drible |
|
Cada aluno tem de driblar a bola, sempre com a cabeça levantada, até ao meio da distância do colega colocado à sua frente onde realiza passe.
Material – Uma bola por cada fila de alunos. Objectivo – Aperfeiçoar e consolidar a técnica de drible e do passe/recepção. Critério de Êxito – Todas as componentes críticas. Receptor deve “atacar” a bola. Variante – Driblar alternadamente com a mão direita e com a mão esquerda. Realizar passe em salto (Introdução do Remate em Salto).
|
|
Alunos aos pares realizam passe em progressão. Antes de passarem a bola ao colega realizam 3 dribles.
Material – Uma bola por cada par de alunos. Objectivo – Aperfeiçoar e consolidar a técnica de drible e do passe em progressão. Critério de Êxito – Driblar a bola, sem olhar para esta, fazendo posteriormente o passe ao colega, respeitando as componentes críticas dos gestos e a regra dos apoios. Variante – colocar um defesa no meio de cada corredor de forma a impedir o passe entre os colegas.
|
|
Um de cada vez dribla a bola contornando os cones de sinalização e regressando à posição de partida pelo lado direito.
Material – Uma bola por cada aluno. Objectivo – Aperfeiçoamento do drible realizando mudanças de direcção. Critério de Êxito – Contornar os pinos através de mudanças de direcção em drible. Utilizar sempre a mão de fora relativamente ao pino.
|
|
Remate em Salto ou Remate em Apoio |
|
Ver exercícios anteriores. |
|
Alunos de frente para a baliza (a 15 metros da baliza) deverão realizar remate saltado, após a realização dos apoios (e eventualmente um drible) e terão que acertar no arco que está a balançar.
Material – Uma bola por cada aluno, uma corda, um arco e uma baliza. Objectivo – Introdução e exercitação do remate em salto. Critério de Êxito – Impulsão no solo com o pé contrário ao braço hábil. Armar bem o braço. Variantes – Realizar mudança de direcção antes de realizar o remate. Realizar remate em apoio. |
|
Duas colunas de frente para cada poste da baliza (a 15 metros da baliza) deverão realizar remate saltado, após a realização dos apoios (e eventualmente um drible) e terão que acertar no poste que está à sua frente.
Material – Uma bola por cada aluno e uma baliza. Objectivo – Introdução e exercitação do remate em salto. Critério de Êxito – Impulsão no solo com o pé contrário ao braço hábil. Armar bem o braço. Variantes – Realizar mudança de direcção antes de realizar o remate. Realizar remate em apoio. Acertar no Poste Contrário. |
|
Alunos formam uma coluna no centro, cada um com uma bola. Deverão dar 3 passos longos, driblar, dar mais 3 passadas e realizar remate em salto.
Material – Uma bola por cada aluno e uma baliza. Objectivo – Exercitação do remate em salto após drible. Critério de Êxito – Impulsão no solo com o pé contrário ao braço hábil. Armar bem o braço. Respeitar a regra dos apoios. Variantes – Realizar mudança de direcção antes de realizar o remate. Realizar remate em apoio. Realizar as passadas na diagonal. |
|
Alunos formam duas colunas, uma no centro do campo (com bolas) e outra junto à linha lateral. O aluno da coluna do centro realiza um drible na direcção da baliza, pára e realiza passe para o colega da coluna do lado que recebe a bola em movimento, realiza os apoios e realiza remate em salto (sem utilizar o drible).
Material – Uma bola por cada par de alunos e uma baliza. Objectivo – Exercitação do remate em salto após recepção da bola. Critério de Êxito – Receber a bola em movimento. Variantes – Aluno que executa o passe pode fazê-lo em Salto. |
|
Alunos formam duas colunas no centro do campo. Deslocam-se em direcção da área, recebem um passe de um passador que se encontra na ponta e realizam remate em salto sem driblar a bola.
Material – Uma bola por cada aluno e uma baliza. Objectivo – Exercitação e Consolidação do remate em salto após recepção da bola. Critério de Êxito – Receber a bola em movimento. Variantes – Realizar a impulsão num banco sueco. Realizar remate em apoio. |
|
Fintas e Mudanças de Direcção |
|
Um aluno à frente do outro, sem bola. O atacante deve tentar escapar mediante finta ao movimento do defesa que tenta marcá-lo
Material – Eventualmente sinalizadores para delimitar um espaço Objectivo – Introdução às fintas e mudanças de direcção. Critério de Êxito – Executar mudança de ritmo e rápido transporte do corpo para o lado oposto. Variantes – O atacante tem de passar por um espaço definido com sinalizadores. |
|
Duas equipas (sem bola), uma atacante e outra defensiva. Os membros da equipa que defende evitam que os jogadores atacantes ultrapassem determinada linha.
Material – Eventualmente sinalizadores para delimitar balizas. Objectivo – Introdução às fintas e mudanças de direcção. Critério de Êxito – Executar mudança de ritmo e rápido transporte do corpo para o lado oposto. Variantes – Os atacantes encontram-se de costas para os defesas e ao sinal dão a volta e fintam os defesas. |
|
Alunos aos pares com uma bola. O aluno com bola (A1) realiza um passe ao colega (B1) que a recebe e finta, de imediato, o aluno (A1) que passou a bola e se opõe ao movimento.
Material – 1 bola para dois alunos. Eventualmente sinalizadores para delimitar balizas. Objectivo – Exercitação às fintas e mudanças de direcção. Critério de Êxito – Aluno deverá receber a bola e respeitar a regra dos apoios. Executar mudança de ritmo e rápido transporte do corpo para o lado oposto. Variante – O aluno que defende realiza defesa passiva (com as mãos atrás das costas).
|
|
Enquadramento Defensivo e Deslocamentos Defensivos |
|
Dois alunos à frente um do outro encontram-se nos limites exteriores de um círculo, realizando deslocamentos defensivos. Ao sinal tentam, ao mesmo tempo, ganhar posse de bola.
Material – 1 bola para dois alunos. Objectivo – Exercitação do enquadramento defensivo, dos deslocamentos defensivos e da posição base defensiva. Critério de Êxito – Aluno deverá realizar deslocamentos rápidos, curtos e rasantes sem perder o contacto com o solo.
|
|
Dois alunos defendem a sua própria linha de fundo num espaço delimitado. Ao sinal o aluno indicado agarrará na bola e tentará superar o seu oponente directo.
Material – 1 bola para dois alunos, mais sinalizadores. Objectivo – Exercitação do enquadramento defensivo, dos deslocamentos defensivos e da posição base defensiva. Exercitação da Finta e Mudança de Direcção. Critério de Êxito – Aluno deverá realizar deslocamentos rápidos, curtos e rasantes sem perder o contacto com o solo. Deverá colocar-se entre a bola e a sua linha de fundo. Sempre de peito virado para o seu colega. Variantes – Os alunos realizam voltas à volta da bola em deslocamentos defensivos. A zona a defender de cada um dos alunos é fixa.
|
|
Um aluno a defender coloca-se num espaço delimitado por dois cones. Aleatoriamente toca num dos cones e o aluno situado no lado oposto tenta penetrar pelo espaço limitado pelos cones.
Material – Bolas todos os alunos com excepção dos que defendem. Cones. Objectivo – Exercitação e Consolidação do enquadramento defensivo, dos deslocamentos defensivos e da posição base defensiva. Exercitação da Finta e Mudança de Direcção. Critério de Êxito – Aluno deverá realizar deslocamentos rápidos, curtos e rasantes sem perder o contacto com o solo. Variantes – Realizar sem bolas. Diminuir o espaço entre cones para facilitar a acção do defesa. Utilizar “Defesa Passivo”.
|
|
Intercepção |
|
Grupos de cinco alunos, com uma bola, situam-se nos limites do interior de um círculo. Os defensores (dois) tentam tocar no jogador com bola e interceptar o passe. Caso consigam, trocam de funções com o atacante que falhou a sua acção.
Material – 1 bola para 7 alunos. Objectivo – Exercitação da intercepção e dos deslocamentos defensivos. Critério de Êxito – Aluno deverá ter uma postura activa e dinâmica. Variante – Reduzir o número de alunos no círculo; aumentar o número de defesas; ou aumentar o tamanho do círculo. |
|
Três alunos dispostos em redor de um círculo, realizam passes, tentam tocar com a bola no aluno colocado no interior do círculo. Este, tenta evitar ser tocado, e tenta interceptar os passes realizados entre os atacantes, para poder trocar de função no jogo.
Material – 1 bola para quatro alunos. Objectivo – Exercitação da intercepção e dos passes. Critério de Êxito – Aluno deverá manter uma postura dinâmica, atenta e activa. Variante – Para níveis de escolaridade mais baixos eventualmente utilizar bolas adaptadas. |
|
Cada aluno (atacante) com bola, têm atribuído um número. O portador da bola indica em voz alta o número e passa de seguida a bola. Os defensores podem: interceptar a linha de passe ou tocar o receptor da bola, antes que este a receba.
Material – Bolas de andebol. Objectivo – Exercitação da intercepção e dos passes. Critério de Êxito – Aluno deverá manter uma postura dinâmica, atenta e activa.
|
|
Um grupo de alunos (atacantes), situados individualmente dentro de um círculo. Estes estão espalhados de forma aleatória pelo espaço de jogo (reduzido). O portador da bola deve esperar que um dos outros jogadores atacantes saia do seu círculo para trocar e passa a bola para que o aluno possa introduzir-se com ela dentro do novo círculo. Os defensores podem interceptar a bola, tocar nos atacantes quando estes trocam de círculo.
Material – Bolas de andebol e arcos. Objectivo – Exercitação da intercepção e dos passes. Critério de Êxito – Aluno deverá manter uma postura dinâmica, atenta e activa. |
|