História

 

SÍNTESE HISTÓRICA

 

Dos desportos de expressão universal, o Andebol é, seguramente, o mais recente, e talvez dos poucos da atualidade que não provém da escola anglo-americana.

As origens do Andebol Moderno datam, porém, de finais do século XIX.

Em 1909, um professor alemão, Carl Schelenz, dá forma àquele que definitivamente se transformaria no jogo atual, quer no seu nome, quer na sua essência. Designou-se de HANDBALL, palavra alemã que significa “bola com a mão”, inspirada principalmente no Futebol, sendo as regras eram idênticas.

O seu grande desenvolvimento e expansão deram-se nos países de Leste, Centro e Norte da Europa onde era jogado, inicialmente, em grandes estádios de futebol, na versão de 11 jogadores. Entretanto, por força do clima rigoroso dos países do Norte e Centro da Europa que, durante o Inverno, impossibilita a prática de modalidades desportivas de exterior, houve necessidade de criar uma forma alternativa do jogo que pudesse ser praticada nos ginásios e que servisse de preparação para as equipas, como manutenção da sua forma desportiva para quando reentrassem em competição, surgindo assim a variante de Andebol de Sete ou Andebol de Sala.

 

Datas Importantes:

1928 – Criação de um organismo internacional por altura da realização dos Jogos Olímpicos de Amesterdão;

1936 – Estreia nos Jogos Olímpicos de Berlim na modalidade de 11 Jogadores;

1938 – Primeiro Campeonato Mundial de Andebol, realizado na Alemanha, conjuntamente em Onze e Sete Jogadores;

Década de 50 do Séc. XX – Andebol Clássico (ou de Onze) começa a decrescer de interesse e Andebol de Sete recebe forte impulso;

1972 – Andebol de Sete é enquadrado no Programa Olímpico nos Jogos de Munique apenas no sector masculino;

1976 – Andebol Feminino participa pela 1ª vez nos Jogos Olímpicos de Montreal.